O marketing direto é uma estratégia importante para criar uma relação mais intensa entre as marcas e o seu público, com o objetivo não só de vender, mas de fidelizar os clientes. E acredite, ele pode salvar o seu negócio!
Isso porque, o marketing direto funciona a partir de um conjunto de técnicas que visa ampliar a comunicação com um público específico e segmentado, o qual a sua empresa tem o objetivo de alcançar.
Assim, o marketing direto aborda diretamente consumidores que tiveram contato com a sua marca, demonstrando interesse nos produtos, soluções e serviços que a sua empresa oferece.
Portanto, com um investimento menor, você pode alcançar maiores resultados para converter a compra deste consumidor que já conhece a sua marca.
Mas afinal, como o marketing direto pode salvar um negócio? Entenda como esta ferramenta pode ser poderosa para aumentar as suas vendas!
O marketing direto no ambiente digital
Cada vez mais os negócios estão sendo realizados por meio da internet, inclusive o mercado de vendas. Por isso, o marketing direto precisou se adaptar a essa mudança de ambiente, passando a criar campanhas específicas para este meio.
Assim, a estratégia é criar formas de contato com o cliente que buscou produtos que são oferecidos pela sua empresa, e chegou até a sua marca. Com isso, é preciso utilizar técnicas para que aqueles consumidores que não converteram a compra, tenham novas possibilidade de chegar ao produto, ressaltando os benefícios.
Com isso, um conjunto de técnicas é aplicado para alcançar o consumidor, trazê-lo novamente para a loja virtual e entregar motivos para a conversão.
Vantagens do marketing direto
O marketing direto é uma forma de abordar consumidores ou potenciais clientes que já conhecem a sua marca, por isso estão mais suscetíveis a fechar a compra, otimizando o tempo e os resultados.
Por isso, esta é uma estratégia muito positiva para o seu negócio, pois tende a ser mais barata e efetiva. Então, confira algumas vantagens de usar o marketing direto:
- personalização do contato;
- custo menor para aquisição do cliente;
- criação de campanhas otimizadas e mais baratas;
- maior facilidade de mensuração dos resultados.
Principais formas de marketing direto
A estratégias de marketing direto podem ser online e off-line, ou seja, são diversos os canais que podem compor uma estratégia prática para alcançar os objetivos.
Assim, é importante definir as ações para escolher as melhores técnicas diante do resultado que a sua empresa visa alcançar. Algumas delas são:
E-mail marketing
Com a digitalização, a mala direta foi substituída pelo e-mail marketing. Isso porque, é uma forma de contato direto com a base de clientes, enviando informações sobre atualizações, promoções, lançamentos, entre outros.
Assim, o e-mail marketing é uma forma de fidelização de clientes e de conversão de vendas muito efetivo.
Cupons
Essa é uma estratégia que cria o interesse da compra a partir de uma vantagem para o cliente. Por isso, o cupom é uma excelente forma de converter o cliente que ainda estava indeciso sobre a aquisição.
Mas, é importante que o cupom traga vantagens reais para o cliente, se não a sensação de prioridade para a empresa cai por terra e a conversão não acontece.
Além disso, o cupom pode ser disponibilizado tanto na forma online quanto impresso, aumentando ainda mais as possibilidades de conversão.
Vendas diretas
Essa é uma estratégia em que o consultor oferece produtos diretamente para o cliente, criando uma relação mais estreita e de confiança.
Quer um exemplo de vendas diretas? As revistas da Avon. As consultoras visitam clientes ou fazem o contato direto com o cliente, garantindo a entrega na porta de casa, com maior comodidade, facilidade e confiança.
Que tal, você já sabe qual a melhor estratégia de marketing direto par ao seu negócio? Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços. Nós podemos lhe ajudar a definir a campanha ideal para a sua empresa!