O funil de vendas é uma forma gráfica utilizada no marketing digital para representar as etapas que um potencial cliente passa até ser convertido pela empresa.
Por isso, para todos os tipos de negócios, é importante desenvolver estas etapas e analisar os gatilhos que motivarão o cliente a fechar uma compra ou contratar um serviço.
Portanto, se você ainda não usa a estratégia do funil de vendas com foco no marketing digital, este post é para você! Vamos tirar todas as suas dúvidas agora.
O que é o funil de vendas?
O pipeline ou, como é conhecido popularmente, funil de vendas é uma modelagem estratégica que desenha a jornada do cliente do contato inicial até a realização do negócio.
Portanto, o objetivo é criar diversas ações que devem ser realizadas dentro de cada uma das etapas, buscando compreender os gatilhos que as personas podem ter para dar o suporte necessário até a realização da compra.
Assim, um dos requisitos principais do funil de vendas é que a estratégia esteja alinhada com o marketing. Afinal, é importante que todas as ações estejam pautadas de forma realística, com relação as vendas, criando uma jornada de compra coerente para atender os clientes.
As três etapas do funil
O desenho do funil de vendas é similar a uma pirâmide, só que no formato invertido. Isso porque, o maior número de ações acontece no topo e, assim, menos e mais efetivas são as ações no fundo, que é a hora da conversão.
Por isso, vamos detalhar aqui as três etapas de funil:
Topo do funil
É a fase de descoberta e aprendizado do cliente em relação aos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Afinal, nesta etapa do funil a estratégia de marketing é de demonstrar para o cliente que ele tem um problema ou como resolver essa dificuldade.
Por isso, essa é a etapa da consciência e detecção de um problema, fazendo com que o despertar faça com que o cliente em potencial tenha o primeiro contato com a sua empresa. Então, a dica no topo do funil é educar o seu potencial cliente.
Meio do funil
No meio do funil a estratégia é entregar ferramentas para que o cliente não só reconheça o problema como entenda como é a solução. Assim, é possível criar a expectativa de resolver as questões que foram descobertas a qualquer custo.
Por isso, nesta etapa do funil é importante entregar alguma ferramenta ou demonstrar que o seu negócio é a solução para os problemas identificados pelo cliente.
Fundo do funil
No fundo do funil é a fase da conversão, o momento no qual o cliente tem que tomar a decisão de compra. Portanto, a partir da confiança estabelecida ao longo da jornada, o cliente já entende a qualidade e a necessidade que ele tem pelo seu produto. Então, é a hora do time de vendas agir e fechar a compra.
Que tal, agora que você conhece a funcionalidade do funil de vendas, que tal criar uma estratégia personalizada para o seu negócio? Fale com a Lessa e expanda os seus negócios.