Você sabe o que é e como aplicar a automação em marketing para os seus negócios? Pois saiba que este conceito pode ser muito útil para a sua empresa!
Afinal, para quem trabalha com marketing digital, a automação parece ser um caminho natural para alcançar os objetivos.
Para construir estratégias, conte com ferramentas automatizadas que otimizem os trabalhos do departamento de marketing.
Mas afinal, o que é a automação de marketing e como ela pode ser útil para os seus negócios?
Confira tudo que você precisa saber sobre o tema neste post especial que nós da Lessa preparamos para você!
Automação de marketing: o que é?
A automação de marketing é o termo utilizado para o uso de tecnologias que automatizem os processos e ações da estratégia de marketing da sua empresa.
Assim, o objetivo de uso da automação é otimizar as ações para aumentar a eficiência e a escalabilidade dos processos.
Com isso, o objetivo da automação é criar um relacionamento personalizado com os clientes, e potenciais consumidores da marca.
Portanto, automação é o uso das mais variadas ferramentas tecnológicas que otimizem os processos dentro do marketing.
Alguns exemplos mais comuns de automação são:
- Disparo de e-mails
- Agendamento de posts
- Chatbots
Portanto, a automação é para qualquer uma das estratégias de marketing que você queira para o seu negócio.
Benefícios do uso da automação
Aplicar a automação é necessário dentro do marketing, independente do tamanho do seu negócio. Além disso, hoje ele é muito mais acessível.
Por isso, conheça alguns benefícios do uso da automação dentro da sua estratégia.
Equipe mais produtiva
Monitorar e criar cada uma das ações de marketing de forma manual pode ser uma tarefa demorada.
Assim, automatizar essas funções é essencial para garantir que a sua equipe tenha tempo para se concentrar em tarefas mais produtivas.
Por exemplo, você precisaria de um profissional dedicado a fazer as postagens na hora definida todos os dias, que não poderia estar fazendo mais nada além disso.
Mas, usando a automação para agendar os posts, o profissional precisa se ocupar dessa atividade por alguns minutos, uma vez por semana, por exemplo, e tudo funcionará da mesma forma.
Monitoramento das ações
Com o uso de ferramentas de automação é possível monitorar as ações e disparar as próximas etapas de forma automática.
Por exemplo, se o cliente abre o e-mail 1, a ferramenta já sabe que é para disparar o e-mail 2 no prazo estipulado.
Mas, caso o cliente não abra o e-mail um dentro do prazo, a ferramenta sabe que é para disparar um novo e-mail 1, com novo formato programado, por exemplo.
Menos achismos e mais dados
As ferramentas de automação são fundamentais para dar maior eficiência e trazer os resultados esperados dentro de uma estratégia de marketing.
Isso porque, elas recolhem mais dados reais, e são base para as tomadas de decisões mais assertivas dentro da estratégia.
Como aplicar a automação de marketing
O primeiro passo é analisar a estratégia de marketing certa para o seu negócio e identificar as ferramentas que se enquadram com os seus objetivos.
Com isso, é possível encontrar no mercado de automação as melhores ferramentas para otimizar os resultados que você deseja para o seu negócio.
Que tal, quer começar a usar a automação de marketing na sua empresa? Entre em contato conosco da Lessa para estrutura o seu projeto.