A definição de uma Linha editorial delimita quais serão os temas e categorias de composição do conteúdo para a comunicação da empresa.
Isso porque, para construir seu cronograma editorial, é essencial manter alinhado o conteúdo a ser publicado visando a persona, os pontos de interesse e os valores da empresa.
Então, delimite o que vai publicar, e o que é possível para qualificar o público que faz sentido para a empresa, aquele que está interessado no que você tem a dizer.
Quer saber como fazer a definição da linha editorial da sua empresa? Continue conosco e entenda tudo sobre o assunto!
O que é Cronograma ou linha editorial?
A linha editorial é a estratégia da temática de conteúdos que serão abordados no blog da empresa.
Isso porque, os temas que compõem essa proposta de valor serão conteúdo publicados.
Qual a importância de definir sua linha editorial?
Defina uma linha editorial ou cronograma editorial para segmentar o conteúdo do blog, não só para atingir o público-alvo que a empresa espera atingir.
Com isso, o conteúdo produzido com mais profundidade também é responsável por trazer mais autoridade sobre o assunto no mercado.
Assim, a linha editorial é essencial para fazer uma primeira triagem para garantir um público especializado, fazendo com que os leads captados sejam mais qualificados. Bem como organizar as ideias e a gestão do conteúdo.
Como construir a linha editorial da sua empresa?
Para construir uma linha editorial clara é preciso estar atento aos dados e pesquisas sobre o público-alvo que se espera atingir.
Com isso, dê alguns passos para a construção da linha editorial adequada para a sua empresa.
Defina claramente os serviços oferecidos
Comunique-se com o seu público, e tenha clareza quanto aos serviços oferecidos pela sua empresa.
Portanto, é preciso entender qual o nicho de atuação, os concorrentes e os desafios que o mercado está propondo.
Assim, uma dica importante para conseguir definir os insumos utilizados para compor seu cronograma editorial é usando a matriz de SWOT, que identifica os seguintes pontos:
- Fraqueza
- Força
- Oportunidades
- Ameaças
Delimite o nicho específico
Com a definição das propostas da empresa e os serviços prestados, é hora de entender a fundo para buscar o nicho específico para o seu mercado.
Portanto, se você sabe com quem quer falar e o que o público está buscando, você irá conseguir construir conteúdos específicos para o seu público, impactando as pessoas certas para o seu negócio.
Estude a persona
O primeiro passo para acertar no conteúdo a ser produzido é entender quem irá consumi-lo. Assim, você terá mais chance de impactar o seu público e alcançar os resultados.
O estudo da persona permite que você tenha mais informações para construir a linha editorial do seu blog.
Faça uma análise do mercado
Não se limite a entender apenas o que você e os seus concorrentes diretos fazem. Faça o benchmarking, que é a identificação do mercado em geral.
Esse estudo permite que você conheça novas técnicas e outros assuntos que podem ser interessantes para o seu público.
Busque as dúvidas do cliente
Invista em conteúdo interativo para entender quais são as dúvidas dos seus clientes e traga as respostas necessárias.
Isso porque, muitas vezes um tema ou assunto pode parecer simples ou batido demais para a equipe, mas continua sendo um desafio para o consumidor.
Crie categorias para o conteúdo
É importante que você entenda que a linha editorial não é uma editoria. Portanto, crie as categorias, os editoriais relacionados com os assuntos dentro desta linha.
Por exemplo, uma categoria de copywriting será a responsável por vários temas voltados para a escrita, redação criativa, comunicação persuasiva, entre outros temas.
A linha editorial tem como objetivo principal fazer a definição temática e dar o correto direcionamento sobre quais e como serão os assuntos tratados dentro do blog.
Bom, agora que você é feita a definição da linha editorial, que tal entrar em contato conosco e conhecer os nossos serviços?