As tendências do marketing digital estão diretamente ligadas às mudanças da economia digital, o que permitiu trazer mais inovação ao comércio eletrônico.
Isso porque, na internet, as inovações ocorrem de maneira mais rápida e contínua, e com o surgimento de novas tecnologias, as plataformas e programas vieram para facilitar a vida das pessoas.
Assim, essas mudanças afetam diretamente o marketing, que também passou para o ambiente digital e, com isso, ganhou ainda mais força pela intensidade do meio.
Portanto, o marketing se adaptou ao ambiente mundial, com as mudanças dos hábitos e costumes dos consumidores que fomentam as tendências do mercado.
Além disso, algumas destas tendências já estão consolidadas e vão ganhando ainda mais intensidade, mas algumas estão chegando e tendem a revolucionar ainda mais o mercado.
Afinal, quais são as tendências de marketing e inovações que vão causar revoluções no mercado digital? Confira!
Tendências do marketing digital já consolidadas
Entre as tendências que ganharam o mercado e fazem parte da estratégia de negócios digitais, estão o marketing de conteúdo, otimização para mobile, automação e uso de dados.
Isso porque, estas estratégias são responsáveis por criar uma forma nova de comunicação com o cliente no ambiente digital.
Assim, as ações cada vez mais orientadas por pesquisas e pela análise de mercado, promovem uma relação mais estreita e ágil entre o cliente e a empresa.
Além disso, uma tendência que veio ao longo dos últimos anos se mostrando com intensidade foi o uso do audiovisual para o marketing.
Isso porque, o vídeo aumenta as taxas de conversão em 80% nas páginas e geram até 300% mais cliques no conteúdo de e-mail marketing, por exemplo.
Portanto, o marketing digital tem um objetivo forte no processo de transformação digital, já que o objetivo é buscar engajamento para gerar conversões.
Tendências de marketing digital que estão chegando
Para construir uma estratégia forte de marketing digital é preciso estar de olho nas tendências do mercado que têm potencial de transformar o seu negócio.
Pesquisa por voz
A pesquisa por voz tem se mostrado ágil, e uma tendência que vai mudar o mercado da comunicação.
Isso vem se mostrando desde a entrada dos assistentes por voz, como a Alexa, por exemplo, que otimiza diversas funções.
Portanto, o desafio do momento é construir conteúdo de voz de forma natural e com uma linguagem simples para converter os clientes.
WhatsApp Marketing
Que o WhatsApp é um aliado dos negócios, as empresas já sabiam, não é mesmo. Mas a tendência será campanhas de publicidade direto no aplicativo.
Então, a tendência é a utilização da automação do atendimento ao cliente e o suporte em tempo real.
Bots
Os famosos robozinhos estão cada vez mais inteligentes, e serão utilizados para otimizar a relação e o atendimento ao cliente.
Assim, com o uso da Inteligência Artificial, são capazes de fazer orçamentos e vendas de forma personalizada e tão eficientes quanto o consultor humano.
Os motores da tendência
É preciso analisar todas as ferramentas que estão disponíveis no mercado, e absorver aquelas que sejam importantes para o seu tipo de negócio.
Assim, será possível otimizar a estratégia de marketing digital da sua empresa, usando as tendências para estar sempre a frente dos concorrentes.
Além disso, é importante fazer a união entre as inovações tecnológicas e o marketing, visando trazer maior tráfego e, por consequência, aumentar a conversão dos seus produtos ou serviços no mercado digital.
Então, está de olho nas tendências do marketing digital para não sabe como aplicar na sua empresa? Entre em contato conosco e comece hoje mesmo o seu projeto!