Para estar no Digital, não é necessário fazer altos investimentos como muitos imaginam. O Marketing Digital como ferramenta de alavancagem reúne todas as características necessárias para lançar qualquer modelo de negócio ao topo de vendas.
É possível começar com pouco, e com o tempo investir mais recursos, de acordo com as possibilidades da empresa e conforme os dados vão se apresentando.
E para isso, ter uma Estratégia é essencial!
Mas veja, para ter resultado com marketing digital não é rápido, fácil, ou qualquer pessoa pode se aventurar! Há vantagens sim, e ele pode ser muito mais barato do que o marketing tradicional, porque é muito mais assertivo, focado direto e intuitivo. Mas é necessário muito estudo e dedicação para conhecê-lo e aplicá-lo corretamente.
Como o novo consumidor se comporta?
Hoje quando as pessoas querem contratar algum serviço ou comprar um produto, não sabem o preço, ou onde encontrá-los, a primeira coisa que costumam fazer, é realizar uma pesquisa na Internet; e as plataformas mais utilizadas são o Google, Youtube e Redes Sociais.
Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos brasileiros buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas, ou seja, praticamente todos.
Conhecer as empresas, os produtos e serviços que ela oferece, conferir a satisfação de quem já entrou em contato com ela, checar a segurança e a reputação da marca, e comparar concorrentes, são as principais motivações do novo consumidor digital.
E o negócio que não considerar essa dinâmica está fadado ao fracasso, porque toda informação está a um clique de distância!
Por aí já dá para você entender como o seu negócio precisa estar na internet, ele precisa ser encontrado, ser bem avaliado, e o Marketing digital é a ferramenta que possibilita tudo isso.
Contratar uma Agência de Marketing Digital pode ser uma excelente alternativa, porque lá você encontra um sistema que já tem um planejamento estruturado e uma equipe especializada nesse campo de conhecimento. Escolha uma agência como parceira de trabalho que esteja alinhada aos valores que o seu negócio já tem.
O Marketing Digital e o seu negócio
O Marketing Digital não substitui o Marketing tradicional. Eles podem, e devem se complementar. Aplique ambos de acordo com as estratégias e objetivos de cada negócio.
O digital pode ser uma excelente ferramenta de alavancagem dos negócios porque ele conduz todo o trabalho na direção do cliente, e está estritamente alinhado com os anseios do consumidor moderno.
Além disso está totalmente pautado em dados, ou seja, possui um caráter científico, e, portanto, muito preciso.
No digital, busque conhecer todas as suas ferramentas, então:
- Faça pesquisa
- Defina objetivos
- Determine indicadores
- Planeje
- Controle o cronograma
- Crie metas
- Escolha os canais (As mídias sociais são um grande fomento, principalmente para pequenos negócios. Uma excelente ferramenta de oportunidades, tanto de ingresso no meio digital, como de construção de branding. Ambiente ideal e acessível para manter e criar relação com o cliente, divulgar produtos e serviços, interagir, influenciar e integrar.)
- Tenha uma boa estratégia de SEO
- Invista em campanhas de e-mail marketing
- Produza conteúdo e anúncios; invista em Inbound Marketing, e no atendimento ao cliente.
- E por fim, mensure os resultados! O que não é medido, não pode ser melhorado!
E bons negócios!