Você deve estar se perguntando: o que é phygital. E a resposta é bastante interessante, já que este é não só o futuro, mas o presente da publicidade.
Afinal, o avanço das tecnologias tem causado uma discussão ampla sobre a substituição do meio físico pelo online.
E, pensando nessa perspectiva, tudo deve ser feito pelo computador, nada mais seria presencial, certo?
Pois é, assim o cenário de negócios estaria totalmente baseado no ambiente digital, como de fato está ocorrendo hoje.
É exatamente nesse ponto que surge o conceito de phygital, que está causando impactos no mercado e se tornou uma realidade.
Mas afinal, o que o phygital? Porque este conceito deve determinar o presente e o futuro da publicidade. Entenda!
O que é phygital?
O phygital é um termo criado a partir da junção das palavras physical e digital, sendo assim o físico digital.
Com isso, é possível ter mais clareza sobre o conceito, certo? Isso porque, o phygital é a união de dois universos para tornar a experiência do consumidor mais atrativa.
Mas, para alcançar essa abordagem, é preciso pensar em ações que englobem os novos e antigos clientes, nas múltiplas plataformas e visando o relacionamento com o cliente.
As transformações do phygital no mercado
Cada vez mais é possível ver as empresas atuando no mercado online e offline, ao mesmo tempo, para não perder os diferentes perfis de consumidor.
Por exemplo, a Amazon vende livros no formato impresso e digital, é uma empresa que faz phygital, porque ela permite que o usuário tenha diversas experiências.
Portanto, o phygital veio para ficar no mercado, justamente por permitir que o consumidor decida qual a melhor forma de relacionamento com o produto ou serviço oferecido.
Assim, a integração é palavra de ordem para a máxima eficiência de relacionamento com o cliente que transita entre o online e offline.
Impactos do phygital na comunicação
Essa é uma tendência que se concretizou no marketing. Isso porque, a experiência do cliente é cada vez mais uma prioridade das empresas de sucesso.
Assim, os negócios precisam se adaptar a essa nova realidade para não perder o espaço diante da competitividade do mercado.
Portanto, as agências de marketing precisam estar preparadas para desenvolver ações assertivas diante das mudanças rápidas e contínuas.
Por isso, o conceito de phygital é uma realidade, e que deve se aperfeiçoar cada vez mais ao longo dos próximos anos.
Ações de interação
As campanhas de marketing em ambiente presencial precisam estar alinhadas com as plataformas físicas e digitais.
Além disso, o trabalho das agências deve estar focado nos diversos canais de comunicação, e com a utilização de diferentes formatos.
Para isso, é preciso conhecer profundamente os hábitos e necessidades de consumo das personas definidas e dos clientes ativos.
Portanto, o phygital não se trata de um futuro, mas o presente do marketing, que somente deve se desenvolver nos próximos anos.
Isso porque, não existe mais a separação de clientes online ou offline. O consumidor transita pelos dois ambientes indiscriminadamente, e quer obter atendimento da melhor forma em cada um deles.
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