Qual a importância da Persona?

Quando o assunto é Marketing Digital, é preciso pensar em uma série de definições e conceitos necessários para realizar o planejamento da sua empresa.  Dessa forma, ele tem a finalidade de trazer resultados satisfatórios e crescimento de negócios e da marca. Escolher uma Persona é o primeiro e mais importante passo, porque é para onde todo o trabalho se direcionará.

Na hora de criar as campanhas e peças de marketing digital, você deve ter sempre em mente que há um público que se deseja atingir. Assim, com esse pensamento, foi criado o conceito de buyer persona, que tem sua melhor tradução como “cliente ideal”.

Mas, o que é Persona e como ela é essencial para o marketing digital da sua empresa?

O que é persona?

Diferentemente do conceito de público-alvo, que abrange características demográficas e sociais mais generalizadas, a criação de uma persona é uma tarefa mais específica.

Assim, de forma geral, uma persona nada mais é do que um “personagem” que existe para representar o seu cliente ideal. Dessa maneira, para criar uma persona, é necessário montar um perfil com nome, profissão, idade, problemas a serem resolvidos, entre outros aspectos cada vez mais específicos.

 

Qual a importância da Persona?
Com a Buyer Persona, temos mapeadas todas as suas necessidades, desejos e interesses. Isso viabiliza a comunicação e estreita a relação da marca com os seus clientes.

Como criar sua persona?

Ao criar a persona da sua empresa, seja o mais detalhado possível. Tenha em mente que o seu objetivo é desenvolver um personagem a partir de um estereótipo que se encaixe ao máximo nas características do seu público-alvo.  Portanto, ser o cliente ideal.

Caso você já tenha definido o seu público-alvo a partir do estudo dos seus clientes, sejam eles clientes atuais ou em potencial, a tarefa da criação da persona se torna um pouco mais fácil.

A partir das informações já coletadas, você vai responder uma série de perguntas que vão dar característica ao seu personagem.

Neste caso, essas perguntas são divididas em dois grupos, sendo um demográfico, no qual você definirá a sua persona de acordo com os dados do seu público-alvo; e outro mais específico, que envolverá motivações e problemas.

Assim, você deve se perguntar:

  • Faixa etária da minha Persona?
  • Qual o sexo?
  • Qual o ramo profissional?
  • Principais dificuldades que elas enfrentam, e o que eu posso trazer de solução?
  • As motivações que vão fazê-la se interessar pelo meu serviço?
  • Os interesses que podem favorecer a minha marca?
  • De que maneira minha empresa pode ajudar essa pessoa?

Ou seja, todas essas informações compõem um quadro que sintetiza a  persona. Dessa forma, esse tipo de organização facilita a visualização do perfil de cliente ideal da empresa sempre que for necessário para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital.

Qual a importância da persona?

Definir uma persona para sua empresa é essencial para direcionar as estratégias de marketing digital. Uma das premissas mais importantes nesse ramo é ser necessário falar com o público correto.

Ao elaborar o perfil de um cliente ideal, perceba a tarefa de desenvolver peças de marketing e conteúdo voltadas para alguém que resume o seu público, isso fará você perceber o quanto fica mais fácil e fluida a comunicação.

Uma persona é fator determinante para definir a linguagem a ser utilizada.  Ela é o grande regente das suas estratégias de marketing digital, determina o seu conteúdo e em quais canais se encontrará com você e a sua empresa.

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